terça-feira

Carvalho da Silva tem razão?


Em qualquer reunião do governo com os parceiros sociais, a CGTP de Carvalho da Silva, revela-se sempre o mais intransigente. Trata-se de militância sindical ou terá razões para isso?
Se há país com interesses instalados é o nosso – e não são os interesses das classes mais baixas.
Como é que o sector da banca consegue, ano após ano, haja recessão ou não, apresentar lucros superiores a qualquer outro sector? Será da eficiência?? Como é que ter uma farmácia é sinónimo de ter lucro? Será da eficiência?? Não me apetece falar do sector da construção porque é assunto para a PJ.
O dinheiro existe e ás vezes parece que é fácil de o apanhar. É uma situação imoral que, para além do mais, desmobiliza os que verdadeiramente trabalham. Meio país sonha com uma posição privilegiada, uma pequena percentagem vive nesse estado. O resto trabalha para subsistir: para conseguir pagar os medicamentos, o empréstimo que pediu ao banco para ter uma casa.
Os governos sabem que é dinheiro fácil apertar o cinto sempre aos que vivem na linha de água até porque não conseguem tocar nos vivem acima dela. Os protestos também não se ouvem muito porque é preciso manter o emprego, ir buscar os miúdos à creche e fazer o jantar.
Um dia ainda hei de ir aos Spas da Marisa, comprar uma vivenda com piscina, jogar golf, passear nos iates dos amigos e passar a vida em inaugurações de discotecas como os queridos e as queridas que aparecem na Caras.